Promoprev

Programa de Promoção à Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças

Programa Diabetes Mellitus


Objetivo

Promover, aos beneficiários diagnosticados com DIABETES MELLITUS através do Programa DCNT, o acesso a orientação/tratamento adequado para evitar agravamentos e suas consequências.

Público-Alvo

Beneficiários do FUPS, de ambos os sexos, com taxa de GLICEMIA igual ou maior a 126 mg/dl.

MOTIVAÇÃO

As consequências do DIABETES MELLITUS, a longo prazo, decorrem de alterações micro e macro vasculares que levam à disfunção, dano ou falências de vários órgãos. As complicações crônicas incluem pé diabético, nefropatia, retinopatia, neuropatia, doença coronariana e doença vascular cerebral.

O aumento da mortalidade cardiovascular dos pacientes diabéticos está relacionado ao estado diabético e à agregação de fatores de risco cardiovascular como obesidade, hipertensão arterial e dislipidemia.

Quase a totalidade de AVC, alterações vasculares e angioplastias no FUPS está associada a este grupo.

METODOLOGIA

O FUPS, anualmente, após a conclusão do DCNT, através de seu Médico Responsável Técnico, deverá:

Identificar o público-alvo e enviar carta de conscientização e solicitação de repetição do exame de GLICOSE EM JEJUM – o laudo deverá ser enviado ao Médico Responsável Técnico;
Caso o exame apresente resultado igual ou superior a 126 mg/dl, o Beneficiário será inscrito neste Programa de Prevenção e o FUPS enviará:

  1. Orientações ao médico de referência (02 liberações de consultas médicas), com instruções de conduta do Programa;
  2. Autorização para até 04 sessões com Nutricionista, por ano, com orientações específicas ao profissional;
  3. Solicitação médica para realização semestral de exame HEMOGLOBINA GLICADA, caso não tenha realizado a pedido do médico de referência – o laudo deverá ser enviado ao Médico Responsável Técnico.

INCENTIVO

O FUPS não aplicará coparticipação no custo de exames e consultas médicas.

COMO PARTICIPAR

Os beneficiários que participaram das etapas de levantamento de dados e que se enquadram na definição do público-alvo do programa, serão contados pelo FUPS e convidados a aderirem ao programa.
Caso você, por iniciativa própria, queira se inscrever no programa, ou deseja receber mais informações, preencha o formulário abaixo e o FUPS entrará em contato para avaliar cada caso e incluí-lo nas ações oferecidas.


Formulário de pré-inscrição ao Programa Diabetes Mellitus


Contato preferencialmente por:
E-mail Telefone Endereço
Eu, espontaneamente, possuo interesse no programa de promoção à saúde e desejo ser contactado pelo FUPS para mais esclarecimentos.

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política de Cookies e Aviso Externo de Privacidade em nosso site.