Promoprev
Programa de Promoção à Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças
Prevenção ao Câncer de Intestino
OBJETIVO
Promover o diagnóstico precoce do CÂNCER DE INTESTINO.
PÚBLICO-ALVO
Beneficiários do FUPS, de ambos os sexos.
MOTIVAÇÃO
O câncer de intestino, também chamado de câncer do cólon e do reto, é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil. Esse tumor muitas vezes se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Quando diagnosticado no início, as chances de cura superam os 95%, diante disso recomenda-se a busca do diagnóstico mesmo em pessoas sem sintomas. A adoção de hábitos como alimentação saudável, rica em fibras, menor ingestão de carnes vermelhas, embutidos e defumados, prática de exercícios e consultas periódicas com seu médico ajudam a prevenir.
Estimativa de novos casos: 45.630, sendo 21.970 homens e 23.660 mulheres.
Número de mortes: 20.245, sendo 9.889 homens e 10.356 mulheres.
Devem ser registrados 45 mil casos de câncer de intestino em 2023, em todo o Brasil. Apenas no Paraná são esperados 2.560 casos, ou seja, sete diagnósticos ao dia, segundo a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
METODOLOGIA
O FUPS, anualmente, através de seu Médico Responsável Técnico, deverá:
- Identificar os beneficiários com idade igual ou maior a 50 anos e enviar a prescrição do exame PESQUISA SANGUE HUMANO OCULTO – SHO nas fezes;
- Caso o exame apresente resultado positivo, o beneficiário receberá a prescrição do exame COLONOSCOPIA.
- Identificar os beneficiários com idade igual ou mais de 50 anos, completados no ano analisado, e enviar a prescrição do exame COLONOSCOPIA.
- Os beneficiários serão orientados a apresentar o resultado dos exames ao seu médico de referência, para adoção das condutas necessárias.
INCENTIVO
O FUPS não aplicará coparticipação no custo dos exames PESQUISA - SHO e COLONOSCOPIA e na consulta médica de avaliação do resultado dos exames.